terça-feira, 6 de março de 2012

Fada Viviana, A Dama do lago

A dama do lago, é também conhecida pelos nomes: Nimue, Vivienne, Vivien, Viviana.
Nimue relaciona-se com Mnme, um diminutivo de Mnemoyne, uma das nove ninfas da água da mitologia greco-romana que concedeu armas ao herói Perseu.
Vivienne deriva-se de provalmente de " Co- Vianna", uma deusa da água muito difundida, denominada de Coventina. Independente de seu nome, é uma das mais misteriosas e inexplicadas damas feéricas que aparecem nas lendas Arturicas.
Em " Lancelot " ( Em prosa ) do século XV, a Dama do lago é uma maga, como é Morgan Le Fay (Morgana) em Malory e o lago é uma ilusão. O lago, portanto, não passava de um encantamento que Merlim havia feito para ela, um pouco antes.  No lugar onde a água parecia mais profunda, havia belas e ricas mansões. Nesse país maravilhoso, foi onde cresceu Lancelot.
  Nesse relato acima, Viviana é uma dama do lago entre tantas outras que aparecem nas lendas celtas e desempenha o papel de mãe de Lancelot. Sabe-se que é bem comum o tema folclórico da fada raptora de crianças. Viviana atua também como uma verdadeira deusa, pois sabe que o menino está destinado para grandes façanhas, sabe que um dia irá ao castelo de Graal e que será pai de Glaad.  A missão que cumpre ao seqüestrá-lo da mãe é uma missão divina, a que dará a Lancelot do lago uma espécie de segundo nascimento, o nascimento de uma criança divina

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...