terça-feira, 6 de março de 2012

Fada Morgana

Morgaine Le Fay ou Morgana Le Fay, sendo conhecida na Grã-Bretanha como Morgana das fadas, dentre outros nomes, aparece nas histórias do rei Arthur. O nome Morgaine tem origem celta e quer dizer Mulher que veio do mar. Pode se escrever Morgaine ou Morgan. Morgaine também é muito conhecida na Itália por um fenômeno chamado Fata Morgana, traduzindo Fada Morgana.
 As lendas baseadas no conto do rei Arthur acreditam que Morgana foi uma sacerdotisa na ilha de Avalon, na Bretanha, meia irmã de Arthur. É filha de Igraine e Gorlois, duque da Cornualha.
  Morgana é treinada por sua tia Viviane na ilha de Avalon para se tornar a Senhora do lago ou como também é chamada Dama do lago ou Senhora de Avalon.
  Morgana teve um filho de Arthur depois de um ritual sagrado ( Beltane ). Essa criança se chamava Gwydion, que após ir para a corte de Arthur toma o nome de Mordred. Mais tarde este seria um dos inimigos de Arthur.
 Mordred e Arthur matam um ao outro num duelo pelo direito de ser o grande rei.
 Morgana leva Arthur para Avalon, porém, ele morre ao avistar as praias da ilha sagrada. A  lendária excalibur é jogada no lago e Morgana leva seu corpo para ser enterrado em Avalon .Em algumas histórias, o rei Arthur, ferido em combate, é levado pela dama do lago a uma Avalon mistica do além, paralela a real, onde Arthur permanece retirado do mundo e para sempre imortal. Depois a ilha de Avalon se desliga quase por completo do mundo. E a Bretanha cai numa era negra nas mãos dos saxões.
 Nos livros " As Brumas de Avalon " de Marion Zimmer Bradley, que recontam a história do rei Arthur, Morgana é uma sacerdotisa sagrada da Grande Mãe. Apesar da história de Marion ser pouco realista, retoma laços importantes de Morgana com a cultura pagã atual. Colocar Morgana numa posição de conhecimento e poder, confere às mulheres uma importante retomada de sua posição forte no culto à deusa, base do druidismo matriarcal.
  Morgana das fadas é um dos personagens mais fortes nas lendas Arthurianas. Como sua inimiga ou amiga, sua amante ou irmã, Morgana ou Morgaine encanta, aterroriza e engrandece essa antiqüissíma lenda que povoa nossa cultura há tanto tempo.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...