sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jãs, as fadas da tradição portuguesa




 Na tradição portuguesa, as fadas aparecem de surpresa aos viajantes, nos caminhos e concedem a certas pessoas os segredos que lhes permitirão encontrar tesouros escondidos, tais como panelas ou púcuras de moedas de ouro. Mas em troca, impõe testes de coragem e inteligência ao escolhido.  Os que passam em suas provas, desfrutam de incomensuráveis riquezas.

  As Jãs estão associadas de tal modo ao ato de fiar, que aparecem quase sempre como fiandeiras, estando este fato na expressão - "Mãos de fada"- , aplicada à mulheres hábeis nos trabalhos com agulhas. O linho por estas entidades fiado, é, como se esperaria, sem falha alguma.

Nas localidades de Caratão-Mação e do Sardoal, fala-se em "Janas", mulheres de baixa estatura, invisíveis, fiando um lino muito fino e sem nós. Acredita-se, que se deixar na lareira o linho, acompanhado de dádivas - pão e vinho - este linho será pelas Janas fiado durante a noite.
 No Algarve, acredita-se que se colocar um linho juntamente com um pedaço de bolo, ao pé de uma lareira, no dia seguinte, o linho estará tão fino quanto um fio de cabelo.

 As Janas ou Jãs portuguesas são semelhantes às Xanas das Astúrias, mulheres de cabelos longos e pele muito clara, dançando e cantando nos bosques e prados, visíveis às vezes, ao pôr-do-sol.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...