sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Leprechaun, o sapateiro das fadas

http://www.alinevalek.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/06/leprechaun.jpg
Leprechaun fumando cachimbo
      O leprechaun é um diminuto homenzinho, sempre ocupado a trabalhar em único pé de sapato em meio às folhas de um arbusto ou "sob uma folha de labaça". Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas e sempre que as fadas planejam dar uma festa muito importante, contratam os serviços de leprechauns habilidosos, que criam para cada uma delas sapatos exclusivos, feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho. Como os sapatos criados pelos leprechauns são muito bem feitos, demoram mais tempo para serem criados e eles só fazem dois pares de sapatos por ano.   
     Infelizmente, os leprechauns não gostam muito de humanos (já que estes sempre tentam roubar seu tesouro) e tem medo destes. Entretanto, se um leprechaun se depara com um humano com boas intenções (no caso, alguém com juízo na cabeça e que não tente roubar seu tesouro), o presenteia com um par de sapatos. 
    Segundo a lenda, o leprechaun guarda um tesouro no final do arco-íris (acredito que o arco-íris seja propriamente o dito arco-íris, mas sim uma referência a algum local onde o tesouro esteja escondido. E o leprechaun diria que o mesmo está no fim do arco-íris para confundir o possível aventureiro que ousasse buscar pelo seu tesouro).  Uma forma de obrigar o leprechaun a revelar onde seu tesouro está escondido seria capturando. Acredita-se que se surpreender o leprechaun e encará-lo sem desviar o olhar, ele ficaria preso. Desesperado, ele ofereceria seu tesouro em troca de sua liberdade. 
   O leprechaun poderia enganar seu raptor, entregando a ele um tesouro falso que logo (após o leprechaun ser libertado) desapareceria ou se mostraria como um monte de pedras comuns. O leprechaun agora invisível gargalharia sem parar, divertindo-se com a cena.  
   Mas quando o humano é mais esperto e o leprechaun não consegue enganá-lo, desperta-lhe uma ira incomensurável. E caso o leprechaun consiga escapar, perseguirá aquele que o roubou até encontrá-lo e se vingar dele. Mais ou menos como naquele filme, O Duende (no original, Leprechaun), que o leprechaun foi libertado pela filha do homem que o prendeu (não sei dizer onde porque o filme é antigo e eu tinha medo de pedir para minha mãe alugar ele). Irado, o leprechaun começa a se vingar de tudo e todos.

      Os leprechauns são descritos como sempre alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, um barrete vermelho ou um estranho chapéu de três pontas (no qual ele adora rodopiar de ponta de cabeça), avental de couro e sapatos com fivelas. Não se separa de seu pequeno, velho e gasto martelo. Têm um olhar ora simpático ora malicioso. Adora fumar cachimbo!
Leprechaun, o sapateiro das fadas

   Esse tipo de duende é frequentemente associado ou confundido com o Cluricaun, um elemental que se diverte saqueando adegas e depósitos de vinho. Segundo alguns autores, estes dois seres encantados poderiam ser duas formas diferentes do mesmo ser, tomadas em diferentes momentos do dia ou do ano.

Cluricaun
   O nome Leprechaun é possivelmente originário do gaélico Luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou Leith Brogan  que significa sapateiro. Outra interpretação para a origem do termo seria a de que Leprechaun vem de Luck-chromain, gaélico para "pequeno Lugh corcunda".
Modelo fantasiada de Leprechaun

    O leprechaun mede cerca de 30 a 50 cm e vive em pequenos arbustos, em bosques e florestas.
    Acredita-se que ele tenha uma moeda mágica de prata, que sempre volta a sua bolsa depois de ser gasta.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...