quarta-feira, 21 de maio de 2014

Peeira, a fada dos lobos



Peeira, fada dos lobos



Peeira corre sozinha
sem lobo para proteger
O vento bate de mansinho,
o que ela quer é correr.

Peeira é fada dos lobos,
a lua é seu amor
com ela estão protegidos
daquele que é caçador.
A lua encanto da noite
Peeira encanto dos lobos.


A lua é o deleite da Peeira,
Peeira é o encanto de todos.
O vento, para o calor abrandar,
O mato, para os lobos viverem,
A lua cheia para a noite clarear,
As peeiras, para os lobos protegerem.
                                                                 José Maria de Almeida


 A Peeira é uma criatura que segundo a lenda, seria a sétima filha de um casal ou ainda uma fada. Sua lenda provêm de Portugual e não é muito conhecida aqui no Brasil. Acredito que de fato, a Peeira seja um elemental. Não necessariamente uma fada. A Peeira é uma jovem que costuma andar na companhia de uma alcatéia, a qual controla. Versões mais sombrias da lenda, contam que ela seduz os homens que encontra em seu caminho para depois transformá-los em comida para sua alcatéia.
    A deusa Hécate é um tipo de Peeira. Que pode ser vista em clareiras ou esquinas, ora com uma matilha, ora com uma alcatéia. Acreditava-se que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam. Ela enviava aos humanos os terrores noturnos e aparições de fantasmas espectros. Era associada à deusa Perséfone, a rainha dos infernos, lugar onde Hécate vivia. Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova. Era representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço. Seus animais eram os cachorros, lobos e ovelhas negras.
  A  Peeira também é considerada por muitos como um tipo de lobisomem. O que acho que não tem nada haver, pois não há nenhum relato que ela tenha assumido a forma animalesca do lobisomem.

Fonte:

4 comentários:

Cupcake disse...

Oi Daniele, Lembra que eu falei sobre meu computador? Pois é. Quando eu tento ligar e desliga ou trava. Quando outra pessoa liga ele vai normal. Já mandamos consertar mais o homem disse "Esse computador não tem nada de errado" Acredito que seja os Elementais da Tecnologia. Pode me ajudar?

Daniele Claudino disse...

Cupcake,
Eu também estou tendo problemas com os elementais. Muitas coisas importantes minhas continuam sumindo...
Esses elementais da tecnologia são os Gremlins. Postei sobre eles no http://mikitsune.blogspot.com.br
Para acalmá-los, se aproxime do computador e diga mais ou menos isso:
- Gremlins, elementais da tecnologia, sei o que andam aprontando comigo. Já chamaram minha atenção, agora podem parar, por favor, com essa brincadeira sem graça? - Isso deve funcionar. Mas se falar com eles não der certo, ofereça uma vela ou um incenso. Eles só querem fazer contato. Nada demais.

Cupcake disse...

Obrigada Dani! Como sempre você me ajuda

Edy (Eduarda) disse...

isso tb acontece comigo so q e sempre na quarta a 17:00 ou 16:59 e ele so desliga e liga sozinho :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...