domingo, 22 de dezembro de 2019

Natal é a noite das fadas

O natal é uma época mágica, com origens pagãs, é quando os Elementais estão mais próximos dos humanos e podem ser avistados, além de contatados com facilidade.
        Os nórdicos costumavam deixar em uma tigela no lado de fora de casa, na noite do natal, um pouco de comida para os Elfos, da mesma forma, os celtas também deixavam comida e bebida para as fadas e os duendes e em troca, estes seres abençoavam e protegiam seus lares durante todo o ano. Também servia para apaziguar os Elementais e, dizia-se que se eles não fossem lembrados nesse dia, se afastariam, isso, na melhor das hipóteses, pois, alguns deles podiam se zangar e retaliar da pior forma.
        Os dinamarqueses sempre deixavam mingau ou arroz doce para os Nisses porque temiam que eles roubassem os presentes das crianças.
       Perchta, também conhecida como Berchta, era uma fada nórdica que costumava recompensar as pessoas trabalhadoras e honestas, e punir as pessoas preguiçosas, traidoras ou mentirosas, cortando suas barrigas e arrancando seus intestinos e enchendo-as com palha ou pedras. Acreditava-se que presenteá-la no na manhã da véspera de Natal, a apaziguaria e evitaria sua ira, mas até mesmo essa ação era perigosa por dois motivos: 1- Perchta poderia não gostar do presente e se vingar da mesma forma, ou 2- ela aceitaria o presente, mas então, todos os natais, ela esperaria por outro e se não o recebesse, se zangaria muito.
            a Perchta é acompanhada por uma tropa de ajudantes com aparência demoníaca, os Straggele. Essas criaturas adoram comer as oferendas feitas para a feiticeira e, em alguns casos, são responsáveis por executar as punições das formas mais brutais possíveis, muitas vezes sequestrando as crianças más e as esquartejando em pleno ar.
       La Befana é outra fada que viria no natal para recompensar e punir as pessoas, mas diferente de Perchta, ela não é tão severa, dando carvão a quem não merece um presente. Do folclore italiano, essa fada tem a aparência de uma senhora idosa e voa em uma vassoura, carregando um saco de presentes. Se encontra uma casa onde haja uma criança, ela se aproxima para deixar um presente ou um carvão. Para agradá-la, basta deixar um vaso com flores de Bico-de-papagaio (também conhecidas como flores de natal) e balas em uma janela na manhã da véspera de natal. Esta mesma fada também é celebrada na Rússia, mas por lá, é conhecida como Baboushka. Como o Natal dos Russos é comemorado em 7 de Janeiro, é quando Baboushka dá o ar de sua graça.
            O Tomten é parecido com os clássicos gnomos de jardim, o Tomten é uma criatura do folclore da Escandinávia que vive nos túmulos e age como um protetor e ajudante da família que o abriga – a menos que você o enfureça. Se irritado, o pequeno ser é capaz de enlouquecer as pessoas com seus truques e até mesmo de mordê-las com seus dentes cobertos por um veneno letal. Melhor ser cauteloso e deixar uma oferenda de comida para ele no Natal.
         O Belsnickel é conhecido em lugares ligados à cultura germânica, o Belsnickel é um homem velho e sujo que surge algumas semanas antes do Natal e veste peles e roupas surradas. Com um bolso cheio de pedaços de bolo ou nozes e carregando um sino e um chicote em suas mãos, ele alterna entre dar comida e chicotear as pessoas com quem se encontra.
       Gryla é uma troll gigantesca que vive de mau humor por conta de sua fome insaciável pela carne de criancinhas. No Natal, ela desce de sua montanha para caçar as crianças más, as coloca em seu saco e leva de volta para sua caverna. Lá chegando, ela cozinha todas vivas para fazer seu guisado favorito. Além disso, ela possui nada menos que 13 filhos, os jólasveinarnirm que visitam as casas das pessoas 13 dias antes do natal e se decidirem que alguma família em especial mereça ser punida, eles deixariam uma moeda antiga para marcar a casa e Gryla viria na noite de natal devorar a todos.
           O gato Yule é  mascote de Gryla e dos jólasveinarnirm, o bichano gigantesco costuma se alimentar de crianças e adultos sem distinção, não se importando se foram bons ou maus ao longo do ano. A única defesa contra o felino insaciável é receber uma nova peça de roupa durante o Natal, o que faz com que a fera o ignore. 
           Outro ser mágico que aparece na véspera de natal e pode hipnotizar tanto homens quanto mulheres é o Fossegrim (ou Nixe), deve-se tomar cuidado se estiver próximo a lagoas, rios ou qualquer lugar com água.
            Já a figura do Papai Noel, antes de ser associada a São Nicolau, era celebrada sobre a forma do Deus do azevinho, Odin e, mesmo Thor, variando conforme a região e o panteão adorado. Os pinheiros e as guirlandas atraíam os espíritos da floresta (ninfas e elfos) para a casa e eles se encarregariam de despertar o famoso "espírito do natal", por isso que muitas pessoas preferem pinheiros e guirlandas de verdade em vez dos artificiais porque eles estariam carregados com a magia das ninfas.
         As maçãs podiam ser ofertadas aos deuses e aos elfos, e você pode oferecer uma às fadas na noite da véspera de natal para atrair boa sorte. Também pode escrever seu desejo em uma tira de papel, dobrá-la e deixá-la embaixo da maçã (ou qualquer outra oferenda), mas sempre do lado de fora de casa que é onde os elementais costumam receber as oferendas. Se preferir pode encher uma das típicas meias de natal com balas e moedas e pendurá-las em uma árvore ou do lado de fora da janela, junto com seu desejo escrito em um pedaço de papel.
        É praticamente impossível tentar se esconder dos elementais nessa época do ano, mas se quiser mesmo evitá-los, para começar, nem deve comemorar o natal... Se comemorar e ainda assim evitá-los de entrarem em sua casa, coloque tesouras, ferraduras ou barras de ferro nas janelas e portas, desta forma, eles perceberão que não são bem vindos. Mas com base nas tradições antigas, eles não entram na casa se encontrarem uma oferenda lá fora porque há muitas casas para visitarem. Qualquer ritual para atraí-los terá maior chance de se realizar nesse dia mágico, assim, como rituais de prosperidade, fartura e abundância. ©
         E aí, vocês foram bonzinhos ou levados esse ano? Quem acham que virá visitá-los nessa noite?



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...