quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Langsuyar - Fantasma ou vampiro?

Imagem de Enrique Meseguer por Pixabay
 

 


Um langsuyar é um tipo de vampiro, que é o fantasma de uma mulher que morreu durante a gravidez ou o parto. Os Langsuyars diferem do pontianak , que é o fantasma da criança que morreu antes ou depois do nascimento.  Ela assume a forma de uma mulher bonita, com longos cabelos negros que atingem seus tornozelos, embora também possa assumir a forma de uma cabeça de mulher flutuante, da qual penduram entranhas e uma coluna vertebral. Langsuyars também foi descrito como tendo unhas incrivelmente longas, mãos estendendo-se até os pés e vestindo mantos verdes. Ela caça seres humanos, preferindo o sangue de recém-nascidos do sexo masculino, mas também consumindo recém-nascidos do sexo feminino. 
        Em seu livro Malay Magic, Walter William Skeat, um antropólogo inglês, registrou as origens do mito langsuyar, conforme relatado pelos malaios em Selangor :
    O Langsuir original (cuja personificação deveria ser uma espécie de coruja da noite) é descrito como uma mulher de beleza deslumbrante, que morreu com o choque de ouvir que seu filho era natimorto e tomou a forma do Pontianak. Ao ouvir essas notícias terríveis, ela “bateu palmas” e, sem mais avisos, “voou reluzindo para uma árvore, sobre a qual estava empoleirada”. Ela pode ser conhecida por seu manto de verde, por suas unhas afiadas de comprimento extraordinário e pelas longas madeixas negras que ela deixa cair até os tornozelos - só que, infelizmente! (pois a verdade deve ser dita) para esconder o buraco na parte de trás do pescoço, através do qual ela suga o sangue das crianças! No entanto, essas tendências parecidas com vampiros podem ser combatidas com sucesso se forem adotados os meios certos, pois se você for capaz de pegá-la, cortar as unhas e as madeixas luxuriantes e enfiá-las no buraco no pescoço, ela tornar-se manso e indistinguível de uma mulher comum, permanecendo assim por anos. Casos são conhecidos, de fato, em que ela se tornou esposa e mãe, até que ela foi autorizada a dançar em uma festa de aldeia, quando ela imediatamente voltou à sua forma fantasmagórica e voou para a floresta escura e sombria de onde ela veio.


  O langsuyar está associado a certas árvores e à samambaia parasitária "sakat", que cresce em grupos verde-escuros e é considerado um local de descanso comum. Os lenhadores que colhem madeira das árvores Rengas venenosas na Malásia devem realizar exorcismos elaborados para evitar serem assombrados por langsuyars e outros espíritos. Langsuyars também são associados a um falcão-noturno ou coruja, que se diz empoleirar-se no telhado da casa enquanto uma mãe ou criança está sendo atacada pelo vampiro. Em algumas tradições, os langsuyars assumem a forma de um pássaro noturno, e acredita-se que o assovio de uma coruja é o grito de uma mulher que procura seu filho perdido.
          O resto da tribo pode impedir que uma mulher falecida retorne como langsuyar colocando contas de vidro na boca do cadáver, um ovo de galinha debaixo das axilas e agulhas nas palmas das mãos. Acredita-se que, se isso for feito, a mulher falecida não poderá se tornar uma langsuyar, pois ela não pode abrir a boca para gritar ou agitar os braços e abrir e fechar as mãos enquanto estiver voando.
          No folclore de Sakai , um povo indígena da península malaia do norte, um langsuyar pode ser repelido usando encantos ou cânticos contra o demônio. As folhas dos gandasuli também são consideradas um poderoso encanto contra os langsuyars.


Fonte




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...