terça-feira, 8 de novembro de 2022

Pontianak

Imagem de Carmen Solís por Pixabay
 



O pontianak  é um fantasma vampírico feminino na mitologia indonésia . Também é conhecido como matianak ou kuntilanak, às vezes, reduzido para kunti. Pontianak é chamado Churel, ou Churayl, em Bangladesh, Índia e Paquistão. Dizem que os pontianak são espíritos de mulheres que morreram durante a gravidez. Isso, apesar, do fato de que as primeiras gravações de pontianaks na tradição malaia descrevem o fantasma como originário de uma criança natimorta. Isso costuma ser confundido com uma criatura relacionada, o lang suir, que é o fantasma de uma mulher que morreu ao dar à luz.
    A palavra pontianak é declaradamente uma corrupção do indonésio: Perempuan mati beranak , ou " mulher que morreu no parto ". Outra teoria é que a palavra é uma combinação de puan (mulher) + mati (dado) + anak (filho). O termo matianak significa "morte de uma criança". A cidade de Pontianak, na Indonésia, recebeu o nome dessa criatura perversa, que era um ninho de fantasmas até Syarif Abdurrahman Alkadrie e seu exército combaterem e expulsarem fantasmas que atacavam seu grupo disparando bolas de canhão.
     Pontianaks são geralmente retratados como mulheres de pele clara, com longos cabelos negros, olhos vermelhos e vestido branco manchados de sangue, mas dizem que são capazes de assumir uma bela aparência humana, uma vez que atacam homens e pessoas desamparadas. Eles também podem ser bestas devido à sua natureza sanguinária e carnívora.
      No folclore, um pontianak geralmente surge na lua cheia e anuncia sua presença através de gritos de bebê estridente. Se o grito é suave, significa que o pontianak está próximo e, se estiver alto, ela deve estar longe. Alguns acreditam que se alguém ouve um cachorro uivando à noite, isso significa que o pontianak está longe, mas se um cachorro está choramingando, isso significa que o pontianak está próximo. Às vezes, sua presença pode ser detectada por uma bela fragrância floral identificável como a da plumeria , seguida por um cheiro horrível (semelhante ao de um corpo em decomposição) depois. A versão indiana, a Churail, pode ser identificada pelos pés girando para trás, pouco antes de sua transformação em sua forma vampírica. 
        Um pontianak mata suas vítimas cavando no estômago com as unhas afiadas e devorando os órgãos do corpo. Em alguns casos em que o pontianak deseja vingança contra um indivíduo do sexo masculino, a besta arranca os órgãos do corpo com as mãos. Dizem que, se alguém tem os olhos abertos quando um pontianak está próximo, ela os chupa da cabeça da vítima. Pontianak localiza suas presas / vítimas farejando a roupa pendurada do lado de fora. Por esse motivo, alguns malaios se recusam a deixar qualquer peça de roupa fora de casa durante a noite.
        O pontianak está associado a bananeiras , e diz-se que seu espírito reside nelas durante o dia. Para afastar um pontianak, uma unha deve ser mergulhada no buraco na nuca. Diz-se que isso a transforma em uma mulher bonita e uma boa esposa até que a unha seja removida. No caso da kuntilanak, a unha é mergulhada no ápice da cabeça.
        O kuntilanak indonésio é semelhante ao pontianak, mas geralmente toma a forma de um pássaro e suga o sangue de virgens e mulheres jovens. O pássaro, que emite um som "ke-ke-ke" enquanto voa, pode ser enviado através de alguma magia negra para fazer uma mulher ficar doente, o sintoma característico é o sangramento vaginal. Em sua forma feminina, quando um homem se aproxima dela, ela de repente se vira e revela que suas costas estão vazias, mas essa aparição é mais especificamente referida como sundel bolong . 


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...