quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

La Befana

      O nome Befana é derivado do epifania da palavra, o nome italiano para o festival religioso do Epiphany.
     Antes da tradição do papai Noel, as crianças recebiam presentes na noite de natal da fada Befana. Mas isso, se houvesse se comportado bem durante todo o ano, caso contrário a fada deixava um carvão no lugar do brinquedos. Sua lenda está vinculada com o nascimento de Jesus Cristo. Conta-se que uma noite viu no céu uma estrela de luz muito brilhante e em seguida apareceram à sua porta uma caravana conduzida por três homens sábios que convidaram Befana para juntar-se a eles. Mas a fada estava tão ocupada que recusou o convite, mas em seguida arrependeu-se. Preparou uns presentes para o menino recém nascido, pegou a vassoura para ajudar a mãe a limpar o lugar e partiu. Procurou e procurou pelo bebê Jesus e cansou-se. Foi então que anjos surgiram da luz brilhante da estrela e fizeram com que Befana voasse pelo céu montada em sua vassoura. Mesmo assim, a fada não encontrou o bebê divino, mas continua procurando até hoje, a cada ano, na época do Epiphany, ela vai de casa em casa onde haja uma criança para ver se é a que procura. Embora nunca seja, Befana deixa um presente para cada uma. De alguma forma, sua procura não é em vão, pois o espírito do menino Jesus pode ser encontrado em todas as crianças.

Ritual:


Befana também gosta de receber um agrado, portanto, na manhã de natal, bem cedinho, coloque na janela um vaso com flores de natal, junto com balas e doces.

" La Befana leva presentes em recordação da oferta a Jesus-criança pelos reis magos. A iconografia é fixa: uma ampla capa escura, um avental com bolso, um xale, um lenço ou capuz na cabeça, um par de chinelos gastos, o todo vivificado por remendos de numerosas cores..."

      La Befana passa sobre os tetos das casas e desce pelo caminho cheio de calçados deixados pelas crianças. Os presentes são colocados nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados perto da porta- uma tradição herdada por papai Noel. As crianças italianas escrevem cartas e as escondem nas chaminés, para que La Befana as recolha. As cartas e ofertas são, geralmente, listas de brinquedos e outros itens que desejam e pedem para que La Befana as traga.

     La Befana, tradição tipicamente italiana, ainda não foi substituída pela figura estrangeira de Babbo Natale (papai Noel). La Befana, muitas vezes, aparece nas ruas como uma pessoa mascarada, acompanhada de seu consorte, Befano, guiando um bando de seguidores que recebem ofertas das famílias e, em troca, recebem o presente da prosperidade das bênçãos dada por Befana. Música preenche as ruas e as pessoas colocam bonecas com a imagem de La Befana em suas janelas, como convites de recepção às suas casas. No fim da celebração de la Befana, as bonecas são queimadas. Isso é feito para incinerar as coisas ruins que  aconteceram no ano anterior e esperar boas realizações no ano seguinte.

2 comentários:

Jessica disse...

Eu adorei a postagem sinceramente gostaria de receber presentes de fadas, afinal papai noel esta meio caidinho né rsrs... Gostei do blog, e ja estou seguindo.
Vou deixar o link do meu blog, se quiser da uma passadinha por la agradeço.
http://jeehbrokenangel.blogspot.com/

Daniele Claudino disse...

Obrigada, Jeeh!
Vou retribuir o carinho, não apenas visitando o seu blog, mas seguindo ele!
Beijos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...