O
Povo-Fada são um agrupamento de raças semi-imortais conhecidas
simplesmente como "fadas". Estão espalhados por todo o mundo de Othrya, embora algumas delas prefiram a proteção de Tir na Óg, o plano que eles fazem de morada.
Estão divididos em dois círculos: o Círculo Interno e o Círculo Externo - sendo as chamadas "fadas externas" as mais sociáveis com outras raças, podendo aparecer para elas e realizar favores com ligeira facilidade. As fadas do círculo interno, no entanto, são mais ariscas e não gostam de serem incomodadas; a maioria encontra-se em Tir na Óg.
As fadas se consideram naturalmente superiores a todos os outros
povos, pois são a única raça que consegue realizar magia de forma
natural, além de terem uma grande longevidade. A única raça humanóide
por quem nutrem certo respeito é a dos gnomos.
Fadas podem, por capricho, até ajudar uma não-fada em dificuldade, mas irão cobrar um preço por isto. Muitas vezes eles raptam humanos, anões e outras raças para dentro do seu plano Tir na Óg e os fazem de escravos. Ou, quando não têm nenhuma ideia melhor, deixam sua mácula nestes seres "devedores de favores" que ficam conhecidos como Marcados, sendo que estes passam a ser atormentados por todas as fadas com quem dopar até pagar sua dívida.
No passado houve uma raça que descobriu formas de burlar os favores das fadas e obrigá-las a cumprir suas demandas. Estes "magos" ficaram conhecidos como Fomorianos, considerados deuses no norte do continente, e o aprendizado de suas poderosas técnicas de aprisionamento de fadas foram guardadas a sete chaves. Dizem que o ponto principal é descobrir o nome próprio da fada - algo que elas nunca revelam, sempre referindo-se a si mesmas pela linhagem que representam, seus nomes coletivos.
Entre os povos humanóides é muito comum um tipo de brincadeira conhecida como "Wichteln" ou "Amigo Secreto", em homenagem às fadas. As pessoas se reúnem e cada uma tira um nome - a pessoa sorteada irá receber um presente, mas não saberá quem lhe deu.
s mais sociáveis das fadas, mas não se engane: se elas lhe realizam
um favor você deve outro em troca. São conhecidos como a Corte Seelie.
Bogles - fadas geniosas que vivem no topo de árvores e
gostam de derrubar criaturas que tentam escalá-las ou jogar galhos,
folhas e frutas em suas cabeças.
Brownie - fadas domésticas que vivem nas cozinhas e podem ajudar humanóides a fazer suas receitas em troca de doces e mantimentos.
Cluricaun - fadas amantes do alcool e da beberragem. Não é incomum encontrar uma delas boiando num odre de vinho.
Fogo-Fátuo - fadas brilhantes que surgem em locais escuros, como florestas densas ou pântanos.
Ghillie Dhu - fadas das gramas, vivem escondidas no chão das florestas, sobretudo embaixo de pedras e em cogumelos.
Gremilins - fadas feias, com aspectos grotescos, que gostam de roubar objetos e guardá-los em seus pequenos tesouros particulares.
Lunantishee - fadas das árvores e da madeira. Vivem em plantas de caule grosso.
Ondina - fadas da água, vivem em rios e lagoas de água pura e doce.
Pixies - pequenas fadas com corpo humanóide e asas de inseto. São conhecidas como as guardiãs dos caminhos entre Othrya e Tir na Óg. Também são as mensageiras das fadas no entre-mundos.
Phooka - fadas com aparência meio humanóide e meio animal. Gostam de estradas e odeiam quando cruzam seu caminho.
Spriggan - fadas que habitam túmulos selvagens ou áreas de floresta onde houve muitas mortes. Alimentam-se do Miasma, a energia Reiki pervertida dos mortos.
Trasgos - fadas caseiras que gostam de criar bagunças dentro de casa.
São as fadas mais poderosas e, consequentemente, as mais perigosas. São também conhecidas como A Corte Unseelie.
Coblynau - os "mineiros das fadas"
Fir Darrig - os "juizes de Tir na Óg"
Goblins - os "batedores das fadas"
Gwragedd Annwn - as "esposas do lago dos mortos"
Gwyllion - os "matadores sorrateiros"
Hobgoblins - os "guerreiros das fadas"
Killmoulis - os "moleiros das fadas"
Kobolds - os "construtores das fadas"
Leprechaun - os "guardiões dos tesouros", os "caminhantes de arco-íris"
Sluagh - as "fadas da escuridão"
Existem algumas criaturas que as fadas criaram para serem seus servos. São comumente chamados de "encantados".
Llamhigyn Y Dwr - uma enorme sapo com asas de morcego. usado por fadas não-voadoras como montaria.
Nuckelavee - uma horrenda mistura de corpos de humanóides e algum animal quadrúpede esfolados. Este monstro morto-vivo é a prova de que as fadas podem ser bastante cruéis.
Shellycoat - uma criatura invisível quando fica dentro da água, mas quando sai dela assemelha-se a um polvo feito de algas. Estes caçasm e afogam não-fadas que se aproximam demais.
Stray Sod - pequenos montículos de grama mágica brilhante da onde "brotam" fadas.
Estão divididos em dois círculos: o Círculo Interno e o Círculo Externo - sendo as chamadas "fadas externas" as mais sociáveis com outras raças, podendo aparecer para elas e realizar favores com ligeira facilidade. As fadas do círculo interno, no entanto, são mais ariscas e não gostam de serem incomodadas; a maioria encontra-se em Tir na Óg.
Relação com outros Povos
Fadas podem, por capricho, até ajudar uma não-fada em dificuldade, mas irão cobrar um preço por isto. Muitas vezes eles raptam humanos, anões e outras raças para dentro do seu plano Tir na Óg e os fazem de escravos. Ou, quando não têm nenhuma ideia melhor, deixam sua mácula nestes seres "devedores de favores" que ficam conhecidos como Marcados, sendo que estes passam a ser atormentados por todas as fadas com quem dopar até pagar sua dívida.
No passado houve uma raça que descobriu formas de burlar os favores das fadas e obrigá-las a cumprir suas demandas. Estes "magos" ficaram conhecidos como Fomorianos, considerados deuses no norte do continente, e o aprendizado de suas poderosas técnicas de aprisionamento de fadas foram guardadas a sete chaves. Dizem que o ponto principal é descobrir o nome próprio da fada - algo que elas nunca revelam, sempre referindo-se a si mesmas pela linhagem que representam, seus nomes coletivos.
Entre os povos humanóides é muito comum um tipo de brincadeira conhecida como "Wichteln" ou "Amigo Secreto", em homenagem às fadas. As pessoas se reúnem e cada uma tira um nome - a pessoa sorteada irá receber um presente, mas não saberá quem lhe deu.
Círculo Externo das Fadas
Brownie - fadas domésticas que vivem nas cozinhas e podem ajudar humanóides a fazer suas receitas em troca de doces e mantimentos.
Cluricaun - fadas amantes do alcool e da beberragem. Não é incomum encontrar uma delas boiando num odre de vinho.
Fogo-Fátuo - fadas brilhantes que surgem em locais escuros, como florestas densas ou pântanos.
Ghillie Dhu - fadas das gramas, vivem escondidas no chão das florestas, sobretudo embaixo de pedras e em cogumelos.
Gremilins - fadas feias, com aspectos grotescos, que gostam de roubar objetos e guardá-los em seus pequenos tesouros particulares.
Lunantishee - fadas das árvores e da madeira. Vivem em plantas de caule grosso.
Ondina - fadas da água, vivem em rios e lagoas de água pura e doce.
Pixies - pequenas fadas com corpo humanóide e asas de inseto. São conhecidas como as guardiãs dos caminhos entre Othrya e Tir na Óg. Também são as mensageiras das fadas no entre-mundos.
Phooka - fadas com aparência meio humanóide e meio animal. Gostam de estradas e odeiam quando cruzam seu caminho.
Spriggan - fadas que habitam túmulos selvagens ou áreas de floresta onde houve muitas mortes. Alimentam-se do Miasma, a energia Reiki pervertida dos mortos.
Trasgos - fadas caseiras que gostam de criar bagunças dentro de casa.
Círculo Interno das Fadas
Coblynau - os "mineiros das fadas"
Fir Darrig - os "juizes de Tir na Óg"
Goblins - os "batedores das fadas"
Gwragedd Annwn - as "esposas do lago dos mortos"
Gwyllion - os "matadores sorrateiros"
Hobgoblins - os "guerreiros das fadas"
Killmoulis - os "moleiros das fadas"
Kobolds - os "construtores das fadas"
Leprechaun - os "guardiões dos tesouros", os "caminhantes de arco-íris"
Sluagh - as "fadas da escuridão"
Criaturas Encantadas
Llamhigyn Y Dwr - uma enorme sapo com asas de morcego. usado por fadas não-voadoras como montaria.
Nuckelavee - uma horrenda mistura de corpos de humanóides e algum animal quadrúpede esfolados. Este monstro morto-vivo é a prova de que as fadas podem ser bastante cruéis.
Shellycoat - uma criatura invisível quando fica dentro da água, mas quando sai dela assemelha-se a um polvo feito de algas. Estes caçasm e afogam não-fadas que se aproximam demais.
Stray Sod - pequenos montículos de grama mágica brilhante da onde "brotam" fadas.
2 comentários:
Olá, esses nomes ''Tir na Óg'' e ''Othrya'' não são de um RPG de mesa? pois o link vai direto para uma pagina do wikia sobre isso...
Eu jogo RPG e sei que é normal algumas vezes, os criadores do jogo adicionarem nomes de figuras folclóricas e o nome Tir Na Óg aparece também em vários livros de fadas, como Lua Das Fadas de Eddie Van Feu. Já leu?
Postar um comentário
Seu comentário será publicado logo após eu aprovar ele e puder respondê-lo. Clique em "Receber notificação" para ser avisado quando seu comentário for postado.