domingo, 24 de março de 2013

A morada das fadas




O Povo-Fada são um agrupamento de raças semi-imortais conhecidas simplesmente como "fadas". Estão espalhados por todo o mundo de Othrya, embora algumas delas prefiram a proteção de Tir na Óg, o plano que eles fazem de morada.
Estão divididos em dois círculos: o Círculo Interno e o Círculo Externo - sendo as chamadas "fadas externas" as mais sociáveis com outras raças, podendo aparecer para elas e realizar favores com ligeira facilidade. As fadas do círculo interno, no entanto, são mais ariscas e não gostam de serem incomodadas; a maioria encontra-se em Tir na Óg.

Relação com outros Povos


As fadas se consideram naturalmente superiores a todos os outros povos, pois são a única raça que consegue realizar magia de forma natural, além de terem uma grande longevidade. A única raça humanóide por quem nutrem certo respeito é a dos gnomos.
Fadas podem, por capricho, até ajudar uma não-fada em dificuldade, mas irão cobrar um preço por isto. Muitas vezes eles raptam humanos, anões e outras raças para dentro do seu plano Tir na Óg e os fazem de escravos. Ou, quando não têm nenhuma ideia melhor, deixam sua mácula nestes seres "devedores de favores" que ficam conhecidos como Marcados, sendo que estes passam a ser atormentados por todas as fadas com quem dopar até pagar sua dívida.
No passado houve uma raça que descobriu formas de burlar os favores das fadas e obrigá-las a cumprir suas demandas. Estes "magos" ficaram conhecidos como Fomorianos, considerados deuses no norte do continente, e o aprendizado de suas poderosas técnicas de aprisionamento de fadas foram guardadas a sete chaves. Dizem que o ponto principal é descobrir o nome próprio da fada - algo que elas nunca revelam, sempre referindo-se a si mesmas pela linhagem que representam, seus nomes coletivos.
Entre os povos humanóides é muito comum um tipo de brincadeira conhecida como "Wichteln" ou "Amigo Secreto", em homenagem às fadas. As pessoas se reúnem e cada uma tira um nome - a pessoa sorteada irá receber um presente, mas não saberá quem lhe deu.

Círculo Externo das Fadas

 s mais sociáveis das fadas, mas não se engane: se elas lhe realizam um favor você deve outro em troca. São conhecidos como a Corte Seelie.
Bogles - fadas geniosas que vivem no topo de árvores e gostam de derrubar criaturas que tentam escalá-las ou jogar galhos, folhas e frutas em suas cabeças.
Brownie - fadas domésticas que vivem nas cozinhas e podem ajudar humanóides a fazer suas receitas em troca de doces e mantimentos.
Cluricaun - fadas amantes do alcool e da beberragem. Não é incomum encontrar uma delas boiando num odre de vinho.
Fogo-Fátuo - fadas brilhantes que surgem em locais escuros, como florestas densas ou pântanos.
Ghillie Dhu - fadas das gramas, vivem escondidas no chão das florestas, sobretudo embaixo de pedras e em cogumelos.
Gremilins - fadas feias, com aspectos grotescos, que gostam de roubar objetos e guardá-los em seus pequenos tesouros particulares.
 Lunantishee - fadas das árvores e da madeira. Vivem em plantas de caule grosso.

Ondina - fadas da água, vivem em rios e lagoas de água pura e doce.
Pixies - pequenas fadas com corpo humanóide e asas de inseto. São conhecidas como as guardiãs dos caminhos entre Othrya e Tir na Óg. Também são as mensageiras das fadas no entre-mundos.
Phooka - fadas com aparência meio humanóide e meio animal. Gostam de estradas e odeiam quando cruzam seu caminho.
Spriggan - fadas que habitam túmulos selvagens ou áreas de floresta onde houve muitas mortes. Alimentam-se do Miasma, a energia Reiki pervertida dos mortos.
Trasgos - fadas caseiras que gostam de criar bagunças dentro de casa.

Círculo Interno das Fadas


São as fadas mais poderosas e, consequentemente, as mais perigosas. São também conhecidas como A Corte Unseelie.
Coblynau - os "mineiros das fadas"
Fir Darrig - os "juizes de Tir na Óg"
Goblins - os "batedores das fadas"
Gwragedd Annwn - as "esposas do lago dos mortos"
Gwyllion - os "matadores sorrateiros"
Hobgoblins - os "guerreiros das fadas"
Killmoulis - os "moleiros das fadas"
Kobolds - os "construtores das fadas"
Leprechaun - os "guardiões dos tesouros", os "caminhantes de arco-íris"
Sluagh - as "fadas da escuridão"

 Criaturas Encantadas


Existem algumas criaturas que as fadas criaram para serem seus servos. São comumente chamados de "encantados".
Llamhigyn Y Dwr - uma enorme sapo com asas de morcego. usado por fadas não-voadoras como montaria.
Nuckelavee - uma horrenda mistura de corpos de humanóides e algum animal quadrúpede esfolados. Este monstro morto-vivo é a prova de que as fadas podem ser bastante cruéis.
Shellycoat - uma criatura invisível quando fica dentro da água, mas quando sai dela assemelha-se a um polvo feito de algas. Estes caçasm e afogam não-fadas que se aproximam demais.
Stray Sod - pequenos montículos de grama mágica brilhante da onde "brotam" fadas.

2 comentários:

Anna disse...

Olá, esses nomes ''Tir na Óg'' e ''Othrya'' não são de um RPG de mesa? pois o link vai direto para uma pagina do wikia sobre isso...

Daniele Claudino disse...

Eu jogo RPG e sei que é normal algumas vezes, os criadores do jogo adicionarem nomes de figuras folclóricas e o nome Tir Na Óg aparece também em vários livros de fadas, como Lua Das Fadas de Eddie Van Feu. Já leu?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...