domingo, 3 de março de 2019

Vilis

As vilas (veelas ou Vili, em inglês), singular vila, do polonês Wila (pronuncia-se Viwa), ou servo-croata vila (pronuncia-se vila) são espíritos que vivem nas florestas e nas nuvens. Às vezes, tomam as formas de cisnes, cobras, cavalos, falcões ou lobos, mas geralmente aparecem como belas jovens, nuas ou vestidas de branco com longos cabelos flutuantes. Na Sérvia, são jovens amaldiçoadas por Deus; na Bulgária são conhecidas por Samovilas ou Samodivas, meninas que morreram sem ser batizadas, e na Polônia, são belas jovens que flutuam no ar para expiar sua frivolidade quando eram vivas.
       As vozes das vilas são tão belas quanto a sua aparência e quem as ouvir, esquece-se de comer, beber ou dormir, às vezes, por dias. Tem poderes de profecia e de cura e, às vezes, ajudam seres humanos. Outras vezes, atraem jovens para dançar com elas, o que de acordo com o humor delas, pode ser bom ou ruim para a pessoa. Quando dançam, deixam "círculos de fadas" de grama espessa, e pisá-los dá azar.
      Oferendas para as vilas consistem em bolos redondos, fitas, frutas frescas e flores ou vegetais deixados nas árvores e cavernas sagradas. Dizem que se um só fio de seus cabelos for arrancado, a vila morre, ou é forçada a voltar à sua forma verdadeira. Um humano pode ganhar controle sobre uma vila, roubando penas de suas asas. Uma vez que ela as recupere, ela pode desaparecer.
        As vilas são guerreiras ferozes. A terra treme quando elas batalham. Montam em cavalos ou cervos quando caçam com seus arcos e flechas e matam qualquer homem que as desafie ou quebre sua palavra.
       Os nomes de vilas no folclore sérvio incluem Andresila, Andjeliva, Angelina, Djurdja, Janja, Janjoka, Jelka, Jerina, Jerisavalja, Jovanka, Katarina, Kosa, Mandalina, Nadanojla e Ravijojla. Jerisavalja é considerada a líder, mas a mais famosa é Ravijojla, protetora do príncipe Marko, governante da Sérvia de 1371 a 1395 que tornou-se protagonista de canções europeias. Segundo a lenda, quando Marko nasceu, três fadas apareceram e disseram que ele ia tornar-se se um herói e substituir o pai, o rei. Este mandou abandoná-lo em uma cesta jogada ao rio, mas uma vila o recolheu. Ao ser amamentado pela vila, Marko ganhou poderes sobrenaturais, além da ajuda de uma irmã vila, chamada Gyura.
       Na Bulgária, as Samodivas vestem camisa e saia, um cinto verde e um casaco sem mangas, decorado com penas com as quais podem voar como pássaros. São senhoras das águas e tem o poder de trazer a seca, mas nem sempre são hostis ou perigosas.
         As vilas são representadas no balé romântico Giselle, apresentado pela primeira vez em Paris, em 1840. Vilas espectrais, noivas que morreram antes de se casar, quase arrebatam a vida do herói, mas precisam desaparecer ao nascer da manhã.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...