quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Fadas Anjanas


Anjana é uma das mais conhecidas fadas da mitologia cantábrica. Essas fadas femininas frustram o cruel e implacável Ojáncanu. Na maioria das histórias, são as boas fadas da Cantábria, generosas e protetoras de todas as pessoas. Sua representação na mitologia cantábria lembra as lamias na mitologia grega antiga, bem como os xanas nas Astúrias, as janas em León, e as lamias no País Basco, este último sem a aparência zoomórfica .
       A tradição oral fornece explicações diferentes para a natureza da Anjana. Alguns dizem que são seres celestiais enviados por Deus para fazer boas ações, e voltam ao céu depois de 400 anos, para nunca mais voltar. Outros, no entanto, indicam que são espíritos de árvores que cuidam das florestas.
      Anjana é descrita como bonita e delicada, com meio metro de altura, pele branca e uma voz doce. Alguns são como um rouxinol quando estão felizes, e outros são como um besouro pisando nas folhas no outono. Seus olhos são inclinados, serenos e amorosos, com pupilas pretas ou azuis tão brilhantes quanto as estrelas, e possuem asas quase transparentes. Elas usam longas tranças negras ou douradas, adornadas com laços e fitas de seda multicoloridas; uma linda coroa de flores silvestres na cabeça; e uma capa azul em uma túnica branca longa e fina, e carregam nas mãos um pedaço de vime ou espinheiro que brilha em uma cor diferente todos os dias da semana.
        Elas são vistas caminhando pelas trilhas da floresta, descansando nas margens das nascentes e nas margens dos riachos que parecem ganhar vida. São capazes de conversar com a água que flui das fontes e nascentes. Ajudam animais feridos e árvores danificadas por tempestades ou Ojáncana, amantes, pessoas que se perdem na floresta e os pobres e sofredores. Sempre que perambulam pelas aldeias, deixam presentes à porta de pessoas amáveis ​​e prestativas. Quando convocadas para obter ajuda, aceitam se o convocador é bom de coração, mas também punem os iníquos.
        As tradições afirmam que à noite, durante o equinócio da primavera, elas se reúnem nos sinos e dançam até o amanhecer de mãos dadas e espalhando rosas. Quem conseguir encontrar uma rosa com pétalas roxas, verdes, azuis ou douradas ficará feliz até a hora de sua morte.
        Outros fadas Cantábrica relacionadas são a Hechiceras del Ebro (Enchantresses do rio Ebro ), o Mozas del Agua (Lasses água), o Viejuca de Vispieres (a Vispieres velhinha), o Anjanas de Treceño, las Moras de Carmona (moura Donzelas de Carmona ) ou as Ijanas do Vale de Aras (vale de Ijanas do Aras [ es ] ).


 Anjanas e o Natal 

 

Anjanas chegam às aldeias da região durante a noite de 5 de janeiro, com a intenção de levar às crianças uma variedade de brinquedos e presentes. Isso ocorre a cada quatro anos, geralmente para famílias pobres, e ainda ocorre anualmente em algumas áreas da Cantábria.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...