quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Zwarte Piet, Pedro, o Negro

 

Zwarte Piet (traduzível como "Pedro, o Negro") é um personagem da festa holandesa de São Nicolau (Sinterklaas). É um pajem que ajuda São Nicolau a distribuir presentes.

A cada ano, Zwarte Piet chega à costa holandesa no barco a vapor de Sinterklaas, procedente da Espanha, e reparte brinquedos aos meninos que se portaram bem. Trata-se de um pajem de rosto negro que se veste com traje renacentista, cabelo encaracolado, gorro com plumas, pendentes dourados e  grossos lábios vermelhos.

Sua origem é muito dispar: em princípio inspira-se num demônio que se dedicava a sequestrar meninos, derrotado por São Nicolau e convertido em seu assistente. Por esta razão, ameaça-se aos meninos que se portam mal com que Zwarte Piet leva-los-á num saco rumo a Espanha. Outras fontes apontam a um simples servo mourisco, um antigo escravo etíope que vive com o santo porque este comprou sua liberdade, e inclusive um limpador de chaminés que tem a cara manchada por deslizar nas lareiras. Seu aspecto físico foi descrito pela primeira vez em 1850 pelo professor Jan Schenkman no conto Sint Nikolaas em zijn knecht ("São Nicolau e seu servente"). Desde a segunda metade do século XX São Nicolau está acompanhado por vários Pieten com sua própria responsabilidade. Enquanto o santo comporta-se sempre com distinção e seriedade, os pajens são mais arteiros e dão aos meninos pepernoot (bolachas de caramelo), kruidnoten (bolachas de especiarias) e strooigoed (bolachas com confeitos), entre outros doces.


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zwarte_Piet

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...